2 de setembro de 2015

[BOOKTOUR + RESENHA + LIVROS] Lagoena: O Portal dos Desejos - Laísa Couto

Autor: Laísa Couto
Editora: Editora Draco
ISBN-13: 9788582430682
Número de Páginas: 272 páginas
Skoob: Lagoena - O Portal dos Deuses
Comprar: Amazon, Lojas Americanas, Submarino
Rheita é órfã de mãe e a única neta de um joalheiro falido. Por mais que seu avô tente, os esforços para isolar essa garota de 10 anos do mundo e esconder sua verdadeira identidade são inúteis. Inteligente e esperta, a curiosidade da garota leva-a a uma descoberta no antigo quarto da mãe. Encontra a metade de um mapa mágico, mas qual seria a relação disso com o desaparecimento de seu pai? Quando Kiel, o filho gago do sapateiro, faz revelações incríveis a Rheita, juntos partem para uma aventura repleta de segredos ainda maiores, rumo a um outro mundo, Lagoena, a Terra Secreta que corre grande risco de não mais existir. A menina deverá salvar esse lugar mágico, protegendo o tesouro do mapa da cobiça de um imperador amaldiçoado, enquanto segue o maior desejo de seu coração: encontrar o pai que nunca conheceu. Lagoena: O Portal dos Desejos é o romance de estreia de Laísa Couto, autora que resgata a magia dos contos de fada em uma história emocionante e envolvente. Quando a verdade da sua vida lhe foi negada, fugir para um mundo fantástico pode ser a única salvação.
Esse foi o primeiro BookTour do qual participei e adorei a experiência. É algo novo e muito interessantíssimo. Apesar disso, não vou ser parcial no que falarei sobre o livro, do qual não gostei tanto assim.
Rheita é uma menininha que vive trancafiada em casa com seu avô que exerce a profissão de ourives, mas está "aposentado". Desde cedo, Rheita aprendeu que não deveria tirar suas luvas em ocasião alguma, muito menos sair de casa sem a permissão do avô. O mistério das luvas só é compartilhado por Gornef, seu avô, e uma amiga dele, Adeliz. Rheita sabe que há uma marca de nascença em sua mão, mas não imagina a importância dela.

A história em si começa só lá no terceiro capítulo, quando Gornef reabre sua loja e contrata um ajudante um tanto suspeito. Rheita começa a desconfiar desse homem. Quando ela acha um pedaço de um mapa mágico, descobre as reais intenções desse ajudante e recebe a visita de uma imagem espectral, ela parte numa aventura com seu amigo Kiel, no reino de Lagoena armados apenas de lendas, um mapa rasgado e coragem.
— As Sete Chaves são um dos Três Tesouros Perdidos de Lagoena, tesouros preciosos dotados de uma magia antiga que nenhum outro ser foi capaz de desvendar.
(Página 100)
A história do livro é bem regular, sem acontecimentos que me impressionaram. A jornada de Kiel e Rheita é tão grande que é capaz da autora ter conseguido mostrar todos os lugares - por cima - de Lagoena em um único livro.

Não sei a idade deles influenciou nisso, mas não consegui me conectar com nenhum dos dois protagonistas ou com os personagens secundários que os ajudam em toda a trajetória deles. Rheita é uma menina bastante corajosa que mantém sua tarefa na mente e não titubeia em momento algum; Kiel, apesar de medroso de início, vai se mostrando astuto e bravo ao longo dos desafios que eles têm de enfrentar. Em questão de leitura, foi bastante irritante a gagueira do personagem. Eu simplesmente passei por cima e li normal suas falas.

Laisa conseguiu construir uma mitologia muito bonita misturando elementos do folclore brasileiro com diversas lendas, além de dar seu toque pessoal aqui e acolá. O mundo de Lagoena é vasto demais para ser trabalhado em apenas um livro, uma história. Além do mais, é notável a inspiração que a autora teve do mundo criado por Tolkien.
“O trajeto estreito chama ao norte, cuidado àqueles que querem pressa, senão o caminho que atravessa será aquele que já não é mais. Dentro do túnel sempre haverá o perigo; se for esperto ouvirá o eu digo, e tomará a Primeira Chave de uma só vez!”
(Páginas 109)

Tolkien, George R.R. Martin e até mesmo C.S. Lewis devem ter sido as principais referências da autora para escrever Lagoena, acima de tudo, Tolkien. Havia momentos momentos da leitura de Lagoena que eu conseguia lembrar perfeitamente da Terra Média.

Acho que essa seria uma história perfeita para contar para filhos ou sobrinhos mais novos. Se você está procurando uma leitura despretensiosa, esse é o livro certo.

Classificação: 3 estrelas

O livro tem alguns errinhos de digitação bobos e em determinado momento da história, quando um personagem que sibila aparece, faltou a padronização de todas as letras que têm som de S nas suas falas. Fica aí essa pequena nota para quem fez a revisão o texto. Outro ponto que talvez seja impressão minha é o fato de às vezes um capítulo acabar no meio de uma história ainda sendo contada, como se faltasse um pedaço para o capítulo acabar de verdade.

[+] Veja também os seguintes links relacionados:
O Hobbit – J.R.R. Tolkien;
Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K. Rowling;
Máscara, A Vida Não É Um Jogo – Luiz Henrique Mazzaron;
Os Heróis do Olimpo #2: O Filho de Netuno – Rick Riordan

Siga o Instagram do blog: @sanoite
Não esqueça de deixar seu comentário!

Um comentário:

  1. Oi, Pétrus,

    Obrigada pela resenha sincera, pelas observações, eu mesma já tinha notado alguns erros de digitação que passaram despercebido por mim e pela revisão, numa próxima oportunidade, pretendo rever tudo. Quanto a gagueira do Kiel, era um risco que eu resolvi assumir colocando um personagem desse mais para o centro da trama, tentei equilibrar falas curtas para não entediar o leitor.

    No mais, obrigada obrigada por participar do book tour.

    Att.,

    Laísa Couto

    ResponderExcluir