26 de agosto de 2015

[RESENHA + LIVROS] Lugares Escuros - Gillian Flynn

Título Original: Dark Places
Autora: Gillian Flynn
Editora: Editora Intrínseca
ISBN-13:  9788580575910
Número de Páginas: 352 páginas
Skoob: Lugares Escuros | Goodreads: Dark Places
Comprar: Saraiva, Submarino, Cultura
Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão mais velho, que acabou condenado à prisão perpétua. Desde aquele dia, Libby passou a viver sem rumo. Uma vida paralisada no tempo, sem amigos, família ou trabalho. Mas, vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular. Será que a voz que ouviu naquela noite era mesmo a do irmão? Ben era considerado um desajustado na pequena cidade em que viviam, mas ele seria mesmo capaz de matar? Existiria algum segredo por trás daqueles assassinatos? Gillian Flynn intercala a trajetória detetivesca de Libby com flashbacks dos acontecimentos do dia dos crimes com tanta habilidade que o leitor é levado a diferentes direções. Escrito com primor, Lugares escuros não só mostra como a memória é passível de falhas, mas também evidencia as mentiras que uma criança pode contar a si mesma para superar um trauma.
Ler Garota Exemplar e não querer ler outras coisas de Gillian Flynn é uma coisa um tanto complicada. A autora tem a maestria de nos fazer enveredar por caminhos psicológicos que nunca pensamentos em nos aventurar, mesmo tendo consciência das suas existências. Contando sobre uma esposa psicopata; uma mãe com Síndrome de Münchhausen; e agora uma moça que botou o irmão na cadeia.
Apesar desse ser o livro mais fraco da autora, Gillian continua sendo uma das minhas autoras favoritas e está longe de sair dessa posição. Nesse livro o jogo psicológico que a autora usa não é tão potente quanto nos outros dois livros: tudo aqui não passa de informações tiradas do seu contexto e posto em outro, tudo não passa de pessoas que estragaram vidas (sejam as suas ou as dos outros).

Nunca posso alimentar esses pensamentos. Classifiquei essas lembranças como se fossem um lugar particularmente perigoso: um lugar escuro.
Se você, assim como eu, pensou que Lugares Escuros queria dizer um lugar escuro numa casa, você está enganado... assim como eu estava. Os lugares escuros são os nichos da mente de Libby onde ela guarda as lembranças de sua infância: os momentos que naquela época eram lindos, divertidos e saborosos; mas que agora, em 2009 (tempo da história), depois da chacina de sua família, só a fazem sofrer. É essa repressão (de lembranças e de sentimentos) que moldaram a personalidade de Libby, a tornando uma adulta reprimida, agressiva, cleptomaníaca, acuada, sem saber manter relações com as pessoas.

A vida adulta de Libby é horrível, diga-se de passagem, e a própria personagem tem consciência disso. Ela não trabalha, pois não saber fazer nada. Não tem computador, não tem internet, não tem dinheiro. O resto que ela tinha (proveniente da venda de livros e da caridade das pessoas) está acabando. Nos primeiros capítulos, Libby é retratada de uma maneira um tanto... questionável! Ela quer que as pessoas sintam pena dela, pois só assim ela vai conseguir ter dinheiro. Quando a garotinha Lisette Stephens desaparece, Libby começa a sentir inveja e raiva da menina, pois todas as atenções estão sendo voltadas para ela e não para Libby e sua família brutalmente assassinada na madrugada de 3 de janeiro de 1985.
"Os Day eram um clã que poderia viver à beça
Mas Ben Day perdeu a cabeça
O poder de Satanás o garoto queria
E matou a família em maio a uma gritaria
Da pequena Michelle torceu o pescocinho
Depois de Debby fez picadinho
A mãe, Patty, guardou para o final
E, sem piedade, em sua cabeça deu um tiro fatal
A bebê Libby conseguiu viva permanecer
Mas passar por aquilo de modo algum é viver
- CANTIGA DE RODA, CIRCA 1985"
É pela falta de dinheiro e por influência de Lyle Wirth - participante do Kill Club (um clube underground fascinado por crimes não-resolvidos) – que Libby sai bruscamente da sua zona de conforto e vai atrás de todos os mistérios daquele fatídico dia. Uma coisa que uma integrante do KC diz em determinado momento da obra é que aquele dia (3 de janeiro), foi um péssimo dia para os Day, principalmente para Patty – matriarca da família.

Eu já devo ter falado aqui sobre a Lei de Murphy (quando algo vai dar errado, dá errado no pior momento e da pior maneira), mas o que Gillian fez essa família passar nesse dia é covardia. Primeiro Patty descobre que a hipoteca da fazendo foi executada e ela vai perder as terras que herdou de sua família; logo em seguida, Dianne, sua irmã, diz que a polícia está procurando por Ben porque ele foi acusado de ter molestado garotinhas na escola; e para fechar o dia, Runner, seu marido, chega em casa e a ameaça pedindo dinheiro em troca. Patty é uma mulher complexa: ao mesmo tempo que ela é relaxada para com os filhos e a fazenda, ela é uma leoa para protege-los.

A primeira parada de Libby é na cadeira, para conversar com Ben. Diferente do que ela achava, ela encontra um homem totalmente mudado e que a perdoou por tê-lo posto atrás das grades. Mas Libby sabe que ela não o pôs lá por causa de um testemunho coagido, ela viu e ouviu Ben matando suas duas irmãs e sua mãe. E é essa a maior questão de todo o livro. O livro é contado sobre três pontos de vista diferentes: o de Libby – em primeira pessoa – e o de Patty e o de Ben (em terceira pessoa, os dois). Patty e Ben vão contando o dia 2 de janeiro de 1985, Libby vai contando o hoje. Enquanto Patty e Libby acham mais motivos para crer que Ben é, de fato o assassino, Ben não faz por onde provar o contrário.
— [...] As pessoas são realmente... fascinadas pela sua mãe.
As pessoas sempre foram. Sempre quiseram saber: que tipo de mulher é assassinada pelo próprio filho?
Kinakee, Kansas. Década de 80. Meio rural. O ambiente é determinante para a opinião das pessoas nessa obra. Seu filho pintou o cabelo e começou a usar roupas pretas? Ele provavelmente está envolvido com satanismo. Seu filho ouve Slayer, Venom e Iron Maiden? Ele provavelmente está envolvido com satanismo. Seu filho anda com uma turma estranha que fuma maconha num casebre abandonado, é introvertido e não tem amigos? Ele, definitivamente, está envolvido com satanismo. Esses são os pensamentos das pessoas de Kinakee sobre Ben Day naquela época.

Desculpem-me se o post estiver ficando enorme, mas é que mesmo não tendo gostado tanto do livro, Gillian Flynn faz com que muito seja falado!

Ben nunca se deu muito bem com as pessoas, principalmente com sua família. Ele odiava as irmãs, mas era por Libby que ele tinha uma maior afeição. E veja quem sobreviveu à chacina para logo depois botar o irmão na cadeia. Mas, apesar de ser bem fechado, Ben tinha uma namorada. Se é que se pode chamar a relação entre Ben e Diondra de namoro. A garota é completamente insuportável! Ela o xinga, o rebaixa, o emascula, está sempre esfregando na cara dele a pobreza da família, mas mesmo assim o garoto ainda a ama. Vai entender as coisas do coração!
Minha mãe teve quatro filhos dos quais não conseguia cuidar direito. Crianças pobres, morando em uma fazenda falida, fedorentas e manipuladoras, sempre chegando carentes na escola: sem café da manhã, com camisas rasgadas, narizes escorrendo, gargantas inflamadas. Eu e minhas duas irmãs fomos a causa de pelo menos quatro infestações de piolhos em nossa breve experiência no primário. As Day sujas.
Em 18 de junho de 2015, a adaptação cinematográfica de Lugares Escuros, dirigido pelo francês Gilles Paquet-Brenner, estreou. O longa é protagonizado por Charlize Theron (Libby Day), Nicholas Hoult (Lyle Wirth) e Tye Sheridan (Ben Day). Como uma adaptação, assim como a de Garota Exemplar foi, essa é bem fiel ao livro: mudanças e cortes são sempre feitos, mas os nesse filme não o deixaram dissonante do livro. Só espero que façam uma adaptação igualmente fiel de Objetos Cortantes.

Charlize encarnou perfeitamente Libby, assim como Tye o fez com o jovem Ben. Algo muito interessante é que o diretor conseguiu transmitir os três pontos de vista da história direitinho, também como acabar cada parte do filme no exato momento em que acaba o capítulo correspondente no livro.

Classificação do filme: 3 estrelas
Classificação do livro: 3 estrelas
[+] Veja também os seguintes links relacionados:
Garota Exemplar – Gillian Flynn;
Objetos Cortantes – Gillian Flynn;
Carrie, A Estranha – Stephen King;
[RESENHA + LIVROS + MÚSICA] A Playlist de Hayden – Michelle Falkof

Apesar da história que pode gerar muita conversa, com vários pontos que deixei de fora, Lugares Escuros não me agradou muito: a narrativa é lenta, as vezes não anda. Os personagens não são fáceis de se conectar e acho que faltou um manejo psicológico maior, característica principal da autora. Mas mesmo assim, não deixa de ser uma boa obra.

Siga o Instagram do blog: @sanoite
Não esqueça de deixar seu comentário!

6 comentários:

  1. Eu também senti falta de algo neste livro, Garota Exemplar foi uma grande surpresa então esperava que esse livro, dito mais macabro, fosse melhor mas os personagens não convenceram a e revelação final foi decepcionante. Gostei mais de Objetos Cortantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei bem insatisfeito com a revelação final: pareceu muito forçado. Esse não é, nem de longe, o melhor trabalho da autora. Garota Exemplar ainda continua sendo o melhor romance dela, disparado.

      Excluir
    2. Haha Mas acredito que a fama/furor/sensação de Garota Exemplar dificilmente será ultrapassada, o que fez toda a diferença no livro foi a maneira como ele surpreendeu os leitores e se tornou um sucesso. É lógico que agora sempre iremos esperar que ela se supere mas é bem dificil mesmo.

      Excluir
    3. Muito difícil mesmo. Até acho engraçado quando certos livros usam de "Se você gostou de Garota Exemplar, vai adorar este". Espero que o próximo romance dela seja tão poderoso quanto.

      Excluir
  2. Eu estou me segurando para ler/assistiras Garota Exemplar e Lugares Escuros. Ainda não veio aquela grandiosa vontade. Mas sempre que vejo suas opiniões, a vontade cresce bastante. Vamos ver até onde isso vai rolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garota Exemplar peguei porque tava adiando demais o filme, mas eu não me decepcionei com o que li. Gillian pega um espeto e mexe com seu cérebro com esse livro. E David Fincher conseguiu adaptar a história perfeitamente bem. LEIA LOGO!

      Excluir