6 de dezembro de 2015

RESENHA | O Demonologista - Andrew Pyper

capa o demonologista
Esse é um livro que já vinha namorando há um bom tempo – desde o seu lançamento aqui no Brasil – e até que enfim consegui lê-lo. Mas vou ter que admitir uma coisa: este livro não é nem de longe o que eu imaginava que ele seria. Saindo de uma leitura indescritivelmente prazerosa que foi O Exorcista, ler O Demonologista foi como levar um chute no saco!

TÍTULO ORIGINAL: The Demonologist
EDITORA: DarkSide Books
ISBN: 9788566636406
NÚMERO DE PÁGINAS: 320 páginas
COMPRE O LIVRO: Lojas Americanas, Saraiva, Submarino

SINOPSE
O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma. Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.
Com uma sinopse dessas, com o reconhecimento que o livro possui (vencedor do Prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award de 2014; finalista do Shirley Jackson Award de 2013 e do Sunburst Award de 2014; um dos mais vendidos do jornal Globe and Mail) e um blurb de Gillian Flynn é difícil deixar esse livro passar. Mas acabei tendo uma baita surpresa com essa história. E não uma surpresa boa!


O livro me foi tão cansativo que eu demorei um mês inteiro para lê-lo e eu só tinha vontade de pular parágrafos, páginas, capítulos. Se você espera um livro aterrorizante, que, toda vez que precisar largar a leitura, você só pense no que está por vir, talvez você deva procurar um pouco mais e deixar este para outra hora.

UMA MISTURA DE SUPERNATURAL COM A LENDA DO TESOURO PERDIDO (2004) 
A narrativa do autor é boa, muito poética e melancólica, beirando o gótico – e faltando pouco para alcançá-lo -, mas o que mais me incomodou foi o fato do protagonista precisar viajar daqui para lá, de lá para cá, esperando sinais (coincidências) fantásticas e divinas para então achar casos de pessoas que tiveram contatos com O Inominável. Chegando até essas pessoas, desvendando o que aconteceu com elas e libertando-as. Isso mais parece o roteiro de uma série de tevê, convenhamos. Se eu quisesse ver essa mesma coisa, voltaria a acompanhar Supernatural.

Mas a questão dessa road trip que David faz não é só procurar pessoas possuídas ou tocadas pelo Diabo, mas sim galgar degraus numa jornada de autodescoberta, de aceitação, que, sinceramente, não adiantou muita coisa.

O protagonista da história, David Ullman, é um bom protagonista – não se enganem. É perceptível o cuidado que o autor teve em construir o perfil do personagem: todo o fardo que ele carrega desde criança, a melancolia quase crônica da qual ele não consegue de livrar, o medo, a insegurança, a indiferença, tudo isso fazem de David um personagem bom, honesto e humilde. Ele não é chato e age sempre de acordo com o que ele é.
Eu sou o tipo de rato de biblioteca que leu sobre lugares mais do que viajou. E, em grande parte, até prefiro ler sobre eles a visitá-los. Não que eu não goste de novos lugares, mas estou sempre consciente da minha própria estrangeirice, um alienígena entre os nativos. É assim que eu me sinto, não importa o lugar.
Leia a crítica ao filme ‘A Profecia’, dirigido por Richard Donner, de 1976, que fala sobre a vinda do filho do Diabo à Terra

TESS É O PORTO SEGURO DE DAVID
Ateu, ensina sobre o Diabo, quase depressivo, casado com Diane e com aquela que pode ser sua única amiga, Elaine, David vê em Tess o seu porto seguro. Ele vê que sua filha tem o mesmo comportamento que ele, vê que a 'coroa negra' da melancolia (e de algo mais) está ao redor dela. O cuidado que ele tem com ela, o carinho e a amizade entre eles dois são muito bonitos. Elaine O’Brien, sua amiga, é professora de Psicologia e vez ou outra analisa David, tentando ajudá-lo sempre que pode.

A MULHER MAGRA, A VIAGEM PARA VENEZA E ONDE TUDO COMEÇA A DESANDAR
A história começa de fato quando David recebe a visita de uma mulher (que ele passa o livro todo chamando de Mulher Magra) que faz uma proposta para ele: ir a Veneza com passagem e hospedagem pagas e ser consultor numa espécie de caso. É o vasto conhecimento de David sobre o Diabo de Milton que faz ele ser escolhido para este trabalho. Depois de alguns acontecimentos pessoais, David leva Tess para Veneza com ele. É em Veneza que Tess morre (ou só desaparece) e David tem o primeiro contato com O Inominável através de um homem possuído numa casa Deus-sabe-onde. David é instruído a usar uma câmera para filmar tudo que acontecer e quando conversa com o possuído, pede uma prova de que ele realmente tem um demônio dentro de si.
"Diga-me uma coisa. Por que os homens sempre acham que têm de agir como super-heróis autodestrutivos quando surge algum problema?"
"É a única maneira de amar que conhecemos."

A prova dada é válida, ok. Mas a história vai girar seguindo dois eixos contados por David: ele tentando encontrar Tess (se é que ela está mesmo viva) e ele tendo que fugir das forças do além que tentam tomar dele as filmagens feitas por ele nessa casa que provam a existência do Diabo.

Leia a resenha de 'Preacher Vol. 1: Gone to Texas', série de quadrinhos onde um reverendo é possuído por uma entidade e perseguido por um assassino morto-vivo

Há cenas tão ridículas que mais pareciam terem saído do filme Uma Noite Alucinante (1981), diálogos tão irreais e forçados que mais parecia que o autor estava apenas esperando para enfiar uma frase de efeito bonita na boca do personagem. A quantidade de citações de Milton é desnecessária sem contar que é irritante. O final é parado e mal estruturado, não trazendo uma reflexão sequer.

MAS NÃO É UM LIVRO TOTAL DESAPROVEITÁVEL...
Apesar disso tudo, o livro tem qualidades. A principal delas e talvez a que mais faça o livro ser vendido, é a qualidade gráfica dele. A capa, a lombada, as imagens no miolo do livro são de fazer os olhos brilharem. O livro pode até ser ruim, mas pelo menos é bonito. Se, como eu, você se interessa por Psicologia, você achará umas indicações de livros que tratem sobre os sentimentos da melancolia e da depressão. E a última qualidade: vai fazer você querer ler O Paraíso Perdido. O livro de Milton é tão citado n’O Demonologista de forma tão instigante que você vai querer ler.

NOTA PARA O LIVRO: 2 estrelas
ADICIONE NO SKOOB: O Demonologista - Andrew Pyper

6 comentários:

  1. Confesso que estava muito animado para ler esse livro, por causa do tema e da grande repercussão que o livro teve. Agora fiquei meio que com o pé atrás, mas vou lê-lo assim mesmo, só para ter minha própria opinião.
    Amei a resenha e o blog, boa sorte e sucesso :)
    Estou seguindo o blog :)


    Http://bibliotecasdealexandria.Blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar do pé atrás, dê uma lida nele. Vai que sua opinião é diferente da minha e a gente muda um pouco os pontos de vista. Obrigado por seguir o blog.

      Abraço!

      Excluir
  2. É a segunda pessoa que eu vejo dizendo que 'o livro poderia ser melhor'. Eu quase comprei no Black Friday, mas acabei levando outros da DarkSide Books. Em breve quero comprar e ler O Demonologista. Espero que seja uma leitura prazerosa para mim.
    Abraços

    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o fato de ver muita gente falando mal dele, que me fez ficar curioso. Mas me surpreendi quando vi no Skoob a quantidade de nota boa, chegando até a dizer ser a melhor história de terror de 2015. Espero que voltemos a conversar sobre ele depois que você tiver feito a leitura. Vai que nossos pontos de vista são diferentes. Abraço!

      Excluir
  3. Gostei do seu jeito de resenhar um livro, principalmente na parte em que diz que foi como levar um chute no saco, eu gosto de procurar opiniões sinceras de livros e depois não me arrepender quando tiver comprado. Já estou te seguindo!

    Se puder, segue e comenta?Fanfiqueira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lydi. Gosto de ser o mais sincero possível nas minhas resenhas e críticas. Agradeço tanto pelo comentário quanto por estar seguindo o blog. Já estou seguindo seu blog.

      Abraços!

      Excluir