27 de fevereiro de 2015

[Primeiras Impressões] A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido – um sentido muito importante -, Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. A MAIS PURA VERDADE é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

Sair de um livro sick-lit para outro é um pouco chato, mesmo as doenças/problemas sendo outros. Menino de Ouro é um livro espetacularmente delicado e impactante, A Mais Pura Verdade é, até onde me foi permitido ler, bastante delicado e até um pouco realista. Digo “até onde me foi permitido ler”, pois li apenas as 95 páginas do material de divulgação enviado pela Novo Conceito, mas separei 2 pontos para falar sobre e deixar o resto para a resenha completa.

A estrutura do texto é muito legal. Ele é contado em primeira pessoa (por Mark) e em terceira pessoa, focando na família de Mark, em Jessie e nas buscas pelo garoto. Como o garoto Mark adora criar haicais, cada capítulo em terceira pessoa começa com um, além dos que o menino vai escrevendo ao longo de sua jornada. Creio que esse seja o primeiro livro “road-trip” que li, mas para ser sincero não estou gostando muito, sendo o principal motivo o próprio protagonista.
Isto é uma coisa que eu não entendo: por que desistir sempre parece bom até que você o faça.
Pode até soar estranho, mas os únicos personagens que me cativaram até agora foram o cachorro e uma menininha que ele encontra na sua viagem. O autor é bem direto: ele não demora capítulos para já engatar Mark no seu caminho, no capítulo inicial o garoto já está pegando o ônibus para a montanha. Os capítulos são curtinhos. Espero que a história melhore depois.

O lançamento do livro está programado para o dia 23 de Março, mas você comprá-lo na pré-venda m alguns sites: Submarino, Americanas, Saraiva.

0 comentários:

Postar um comentário