2 de abril de 2015

Televisão #4: Eye Candy

Temporada: 1ª Temporada
Ano: 2015 | Episódios: 10 episódios
Duração do Episódio: 42 minutos
Direção: Catherine Hardwicke
Elenco: Victoria Justice, Casey Jon Deidrick, Harvey Guillen, Kiersey Clemons, John Garet Stoker, Melanie Nicholls-King, Ryan Cooper
Nota: 3

Sinopse: A história gira em torno de Lindy uma jovem especializada em computação que mantém um blog sobre ataques terroristas e suspeitos de assassinato. Seguindo os conselhos de sua companheira de quarto, Lindy começa a buscar por encontros online. Mas logo ela descobre que um de seus pretendentes é um perigoso stalker e assassino em série em potencial. Assim, com a ajuda de seus amigos, ela começa a investigá-lo.



Baseado no livro homônimo de R.L. Stine (o qual não tive o prazer de ler, ainda), Eye Candy poderia ser encaixada como uma noveleta bem-produzida pela MTV, com atores belíssimos, boas atuações, uma fotografia bem feita, mas com uma trama irregular. A série era uma promessa e tanto da MTV, como algo que mescla o new adult e o gênero investigação criminal. 

Para analisar a série Eye Candy temos que levar em conta três momentos dela: Fase #1: antes do episódio 4; Fase #2: episódios 4, 5, 6 e 7; e a Fase #3: o restante dos episódios. São essas três fases categorizadas por mim, que mostram o quanto a série é irregular, mesmo para um pequeno número de episódios. Durante a Fase #1 temos a introdução dos personagens, ambientação, o assassino desconhecido agindo de maneira brutal, muitos termos tecnológicos que parecem jogados e que não fazem sentido algum a um leigo, servindo apenas para confundir a cabeça e fazer com que o espectador aceite – aliás, isso continua por toda a série. A Fase #2 é a minha preferida e foi onde eu bati o pé e disse que os showrunners encontraram o tom certo da história. São episódios incríveis, de tirar o fôlego, mostrando entre o pior da mente humana, até os extremos da tecnologia, onde ela está, como ela pode nos afetar, etc. E a derradeira fase, é a cagada de tudo. Foram nos últimos três episódios que a série ficou totalmente entediante e previsível, culminando num final desagradável, questionável e, mais uma vez, entediante.
Eye Candy já não começou tão boa assim, diga-se de passagem. O episódio piloto não consegue conquistar tanto, mas você decide assistir mesmo assim porque acaba achando a premissa interessante. Mas ora, a premissa é interessante: um serial killer obcecado por uma hacker; que mata todos os que tiverem contato com ela de forma brutal, mas que mesmo assim tem suas próprias vítimas que as acha em um aplicativo de pegação? Isso é uma tentativa óbvia de nos alertar dos perigos dos encontros virtuais, nos perguntar sobre as pessoas com quem conversamos na internet, nos fazer observar o quanto somos dependentes dela e da tecnologia. Nesse ponto a série acertou bastante.

Uma coisa que gostei muito dela foi o fato de terem mantido a linha CSI de fazerem um caso por episódio até não poderem mais, até quando a iminência de uma “não renovação” os fizeram adiantar a finalização da trama principal. OBS: foi aberta uma petição online para a renovação da série, que não sei a quantas anda ou se deu certo, mas ela foi renovada depois de um plot-twist na season finale.

Mas Eye Candy é boa, é bonita. A fotografia e edição são belíssimas. Quando é mudado para câmera subjetiva (sob o ponto de vista do assassino), é como se nós pudéssemos notar a paranoia dele pelo modo de edição do vídeo. As cenas dramáticas são de fácil absorção. Uma ou outra bastante forte. As cenas de ação não são jogadas (GRAÇAS A DEUS!) e são eletrizantes. O suspense é mantido o máximo possível, sempre, até mesmo sobre a revelação do assassino.
"We're Not Afraid"
Outro ponto incrível sobre Eye Candy é a trilha sonora. É IM-PE-CÁ-VEL! Música eletrônica, pop, baladas românticas e por aí vai. E se você, assim como eu, sempre quer baixar aquela música legal que ouviu na série, mas não acha ela, não se preocupe, toda vez que toca uma música diferente, aparece uma tarja com o nome do cantor/banda e da música. Há até uma conta oficial no Youtube com todas as músicas tocadas, separadas por episódio e por cena. Só precisa procurar por Eye Candy Music.

0 comentários:

Postar um comentário