24 de abril de 2015

E Não Sobrou Nenhum - Agatha Christie

Autora: Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Gênero: Thriller
Número de Páginas: 399 páginas
Número de Estrelas: 4 estrelas
Skoob: E Não Sobrou Nenhum
Comprar: Amazon | Submarino
Dez soldadinhos saem pra jantar, 
A fome os move; 
Um engasgou, e então sobraram nove. 
A inocente cantiga infantil ganha ares de terror quando surge em meio a dez pessoas confinadas numa ilha, todas carregando muita história por trás e enxergando pouca esperança pela frente.  Mistério quanto ao passado, tensão no presente. Na propriedade da ilha, cujo dono misterioso nem o leitor nem as dez personagens sabem quem é, Agatha Christie construiu o romance policial mais famoso de todos os tempos.
A primeira coisa que falei quando terminei esse livro foi “Agatha Christie é louca”. Há muito venho tentando ler esse livro, mas só agora tive a oportunidade. Oportunidade não, a lembrança da existência dele. Agatha é tão boa no que faz que nem é possível ver as páginas rolando e uma história como essa é lida em pouquíssimo tempo.

Imaginem a cena: em 1939, Agatha Christie jogar dez pessoas numa ilha e sair matando cada um deles por um assassino invisível e que sabe o passado de cada um dos enclausurados. A mulher foi, em uma só história, precursora de Saw e de Pretty Little Liars. Essa é a primeira história da autora que o famoso detetive bigodudo não é o protagonista. Sim, Poirot não está presente e nem é mencionado.
— Oh, sim. Não tenho a menor dúvida de que fomos convidados a esta casa por um louco... provavelmente um homicida lunático e perigoso.
A história chama a atenção: dez pessoas morrendo com base numa canção infantil. Para cada morte, um soldadinho de porcelana é destruído/desaparece. Agatha montou um cenário em que houvessem muitas dúvidas no começo, muitos suspeitos, mas quando cada uma das pessoas vai morrendo e a número de possíveis assassinos vai sendo reduzido, não vemos nenhuma esperança, nenhum culpado. E quando o mistério é revelado... me pergunto o que passava na cabeça daquela mulher.

A história pode lembrar um pouco a antiga série que era transmitida na SBT, Harper’s Island (2009). Não lembro onde li que ela foi baseada nesse livro.

Infelizmente eu pensei que esse livro seria muito melhor, mas mesmo assim não deixa de ser bom. Pode ser um bom começo para quem quer ler Agatha e não sabe qual pegar.

0 comentários:

Postar um comentário