21 de abril de 2015

Dois Garotos Se Beijando - David Levithan

Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Gênero: Drama
Número de Páginas: 224 páginas
Número de Estrelas: 4 estrelas
Skoob: Dois Garotos Se Beijando
Comprar: Amazon | Submarino

Baseado em fatos reais e em parte narrado por uma geração que morreu em decorrência da Aids, o livro segue os passos de Harry e Craig, dois jovens de 17 anos que estão prestes a participar de um desafio: 32 horas se beijando para figurar no Livro dos Recordes. Enquanto tentam cumprir sua meta — e quebrar alguns tabus —, os dois chamam a atenção de outros jovens que também precisam lidar com questões universais como amor, identidade e a sensação de pertencer.


Esse é meu primeiro contato com o autor e acho que comecei por uma boa obra. David Levithan conseguiu criar uma obra simples, rápida, direta e bastante emocionante nos seus nuances. Um livro como esse é necessário na literatura – tanto por abordar a temática LBGT na adolescência e os problemas que eles vivem, que podem ser muitos; tanto por mostrar que dois garotos se beijando são apenas dois garotos se beijando.

Lançamento recente da Galera Record, Dois Garotos Se Beijando é contado por um grupo de pessoas (gays, de décadas passadas que acabaram morrendo de AIDS). Durante a história inteira, eles vão nos dizendo o que alguns deles tiveram que passar ou o que, por uma família mais receptiva e mais compreensiva, não tiveram que passar. Esse grupo de pessoas vai conversando conosco ao longo do livro, contando a história de oito jovens: Craig e Harry, Tariq, Cooper, Neil, Peter, Avery e Ryan. Cada um desses jovens é gay e passa por problemas.
Somos seus tios sombra, seus padrinhos anjos, o melhor amigo da sua mãe ou da sua avó da faculdade, o autor daquele livro que você encontrou na seção gay da biblioteca.
Esses narradores agem como anjos da guarda em toda a história: eles estão presentes em todos os momentos, mas não podem ser vistos pelos personagens ou conseguem interagir com eles, mas sussurram. Quando Craig e Harry fraquejam em vários momentos do beijo – seja por questões físicas ou emocionais -, eles sussurram palavras de incentivo, pois eles precisam completar aquilo para a mensagem dele ser ouvida.

O livro trata de muitos temas em suas poucas páginas: aceitação da família, homofobia, suicídio, aplicativos de pegação, problemas em relacionamentos.

A trama central é a do recorde do beijo mais demorado, mas como numa novela, há as outras tramas secundárias e duas delas até se cruzam. O autor inspirou os personagens desse livro em pessoas de verdade, mas mudou certos acontecimentos e características. Eu só esperei que duas coisas acontecessem no final, mas não deram certo, mas mesmo assim o final ficou bom. E o que mais me cativou foram as reflexões dos narradores em cima de suas experiências de vida. Não é um livro sensacional, de arrancar lágrimas, mas é um livro pra fazer pensar.

0 comentários:

Postar um comentário