25 de abril de 2015

Cinema #20: Os Vingadores: A Era de Ultron

Título Original: The Avengers: Age of Ultron
Ano: 2015 | Duração: 142 minutos
Direção: Joss Whedon
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Aaron Taylor-Johnson, Elizabeth Olsen
Nota: 4
Sinopse: Tentando proteger o planeta de ameaças como as vistas no primeiro Os Vingadores, Tony Stark busca construir um sistema de inteligência artificial que cuidaria da paz mundial. O projeto acaba dando errado e gera o nascimento do Ultron. Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro terão que se unir para mais uma vez salvar o dia.



Primeiro de tudo, esse comentário é escrito por uma pessoa que: 1) não tem tanta paciência assim para filmes de super-heróis; 2) um admirador do cinema Marvel, mas uma pessoa que pouco compreende do pacote completo. Mas então vamos ao que interessa: falar de Vingadores.

O filme me maravilhou do começo ao fim pela incrível coreografia e produção dos efeitos especiais e esquetes de luta. É notável o cuidado que Joss Whedon teve ao dirigir a equipe desse filme. É sabido que um filme sobre os Vingadores tem que ser algo grande, destrutivo, mas esse é outro nível; posso até dizer que é superior ao primeiro.

O filme funciona tanto para quem é aficionado nos quadrinhos quanto para quem não é, já que a cena inicial desse filme é uma continuação direta da cena pós-crédito de Capitão América: Soldado Invernal (2014) e uma continuação direta dos eventos do primeiro Os Vingadores (2012). Mas para quem sabe, há muito mais informação em outros filmes, como também há muita informação nesse filme que faz gancho para as próximas produções da Marvel. Se o espectador prestar bem atenção poderá ver a partida para Thor: Ragnarok (2017) e para Capitão América: Guerra Civil (2016). E isso só é possível graças à inserção de Wanda/Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen).

Creio que os trailers não fazem jus a personagem que se torna alguém muito importante dentro da história. Apesar de ser a primeira aparição da garota em um filme Marvel – em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014), a personagem é apenas mencionada ainda criança -, a moça chegou quebrando tudo e mostrando seu potencial tanto no lado dramático da história quanto no lado ação. Já seu irmão, Mercúrio (Aaron Taylor-Johnson) não é novo no universo, pois já foi interpretado por Evan Peters em Dias de Um Futuro Esquecido, mas enquanto um é mais divertido, o Mercúrio de Joss Whedon é mais frio, sombrio.

Para quem acompanha os filmes dos Vingadores isolados, percebe que, apesar de cada personagem ter seu carisma próprio (a honradez do Capitão, o espírito nobre de Thor, a megalomania de Tony), os personagens funcionam numa harmonia e sincronia melhores juntos. Em A Era de Ultron, são inúmeras as cenas de afeto entre os personagens masculino; cenas engraçadas, cenas tensas e principalmente colaborações entre Thor (Chris Hemsworth) e Capitão América (Chris Evans) nas batalhas contra os ciborgues.
A escolha de 'A Era de Ultron', juntamente com a inserção de dois personagens que
antes poderiam parecer sem sentido, fez dessa história um ótimo gancho para as
próximas produções do estúdio. 
O filme ainda dá espaço para o bom drama, mas não aquele meloso que faz você querer que o filme pule pro final. Um drama simples e que vai sendo construído ao longo de toda a narrativa. As animosidades entre Tony Stark (Robert Downey Jr.) e Steve Rogers, a necessidade de confiança que um requer do outro; o sentimento que nasce e é nutrido entre Hulk (Mark Ruffalo) e Viúva Negra (Scarlett Johansson); uma coisa X na vida do Gavião Arqueiro (Jeremy Renner); a própria relação entre os gêmeos Maximoff; Thor e sua nação; Hulk  seus conflitos sobre a segurança dos que estão a sua volta, enfim.

Uma coisa que eu havia reparado desde o primeiro trailer e assistindo ao filme pude comprovar isso, é o quanto o Hulk ficou mais bonito. A criação em CGI do monstro verde ficou melhor do que nos outros filmes. A criatura ficou muito mais brutal, forte, entroncada, bestial, mas mesmo assim não perde os traços da fisionomia de Bruce. Em falar em criação, todas as criações de robôs Ultron desse filme ficaram incríveis. O próprio Ultron (James Spader) ficou muito lindo, porque dá para ver toda a carcaça de metal e o interior dele. É muito lindo!
Nesse filme tem até uma nova versão daquela cena em que estão todos os Vingadores
em círculo na ponte e a câmera foca cada um deles. Bastante usada para divulgar
o primeiro longa.
Ainda falando sobre o Ultron e agora puxando o Visão (Paul Bettany), os dois foram criações sensacionais. As motivações de Ultron são convincentes e até faz um alerta para o futuro da tecnologia e sobre a criação da inteligência artificial. Mas, ao um ver, o Ultron age como um adolescente birrento. Já o Visão, uma mescla entre a inteligência Ultron e a inteligência Jarvis (serviço tecnológico de Tony Stark) é alguém mais sábio. Claro, isso se deve tanto às suas próprias motivações quanto a uns incrementos.

Voltando a falar das espetaculares cenas de luta, só queria reforçar o quanto a coreografia de cada luta ficou boa. A interação dos atores com o cenário e as telas em chroma key; às vezes (como na sequência do Homem de Ferro tentando conter o Hulk) sem atores, apenas os movimentos de câmera, os figurantes e o cenário.

E para finalizar esse comentário, só queria falar mais duas coisinhas: não sei se foi problema de vista meu ou não, mas o 3D não funcionou comigo nas sequências de batalha pelo fato de serem muito dinâmicas e meus olhos não conseguiam focar o 3D direito; e outra coisa deveras importante: QUE CENA PÓS-CRÉDITO DO CARALHO! Vai desbancar tudo o que vier depois daquilo.

Resumindo: Os Vingadores: Era de Ultron é um filme espetacular, cheio de harmonia e sincronia. É um filme lindo (em questões de produção e efeitos especiais), onde os personagens não são esquecidos (mesmo os personagens dos filmes solo dos Vingadores) e cada um é bem aproveitado.

PARA ‘OS VINGADORES: ERA DE ULTRON’ RECOMENDO:
• Assistir a Os Vingadores (2012);
• Assistir a Guardiões da Galáxia (2014);
• Assistir a Capitão América: Soldado Invernal (2014).

0 comentários:

Postar um comentário