20 de outubro de 2014

Pedaço Malpassado - Marcelo Araújo

Desculpem-me pela qualidade da imagem
Autor: Marcelo Araújo
Editora: Thesaurus Editora
Gênero: Contos/Terror
Número de Páginas: 76 páginas
Número de Estrelas: 2 estrelas
Skoob: Pedaço Malpassado
Comprar: Cultura | Casas Bahia

Para contribuir no mês do horror, eu resolvi reler um livrinho que eu tenho aqui de um parceiro do tempo do Literatura em Rabiscos, Marcelo Araújo. Da primeira vez que peguei Pedaço Malpassado, se a memória não falha, consegui o ler em uma tarde, mas dessa vez demorou um pouco mais.

Uma viagem ao mundo do terror em dois contos. É o que propõe Pedaço Malpassado (2011), de Marcelo Araújo. Nas duas histórias que compõem o livro, João e Maria e Pedaço Malpassado, o autor mergulha nas trevas do horror com sarcasmo e referências pinceladas na cultura pop. Respire fundo e corra o mais rápido que puder. O terror começa agora... e não tem fim!
 O livro é curtinho e contém apenas dois contos. O primeiro é João e Maria e vai contar o que aconteceu com Max, quando ele bateu o carro enquanto dirigia por uma estrada à noite. Como o próprio nome faz lembrar, João e Maria realmente vai falar sobre João e Maria (aqueles personagens das fábulas infantis), mas de um jeito diferente. Esse conto toma um pouco mais da metade do livro e bem light, até. Não há nada que possa impressionar.

O segundo conta e que dá título ao livro é Pedaço Malpassado. Nesse conto, vamos acompanhar o que aconteceu com Isaac, depois que ele parou em uma churrascaria tarde da noite. Esse sim vale a pena. É um conto com toques e climas de um bom filme de terror. Os contos não têm finais imprevisíveis, apesar de tudo. Nesse segundo há bem mais referências ao pop e o jazz do que no primeiro. O sarcasmo fica a cargo do primeiro conto.
— Meu amigo, fora carne malpassada, existe outra coisa de que gosto muito: contos de fadas. Até hoje guardo uma pilha de livros de historinhas de quando era criança. Uma das minhas favoritas sempre foi João e Maria.
O que eu gostei muito desse livro é o fato de que as duas histórias estão interligadas, não apenas pelo tema canibalismo, mas por uma fazer menção sobre a outra e terem personagens em comum. Uma coisa que chamou a minha atenção foi o fato de o segundo conto estar com alguns erros de ortografia bem explícitos, enquanto o primeiro está todo OK.

2 comentários:

  1. Adoro livros de terror, mas não conhecia esse. Por ser curtinho dá para ler bem rápido. A única coisa ruim seriam esses erros de ortografia. Quando vejo alguns meio bizarros, quase passo mal. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também detesto esses erros na revisão, mas o livro não perde a qualidade com eles. A história é bem envolvente e em certas horas até parece um roteiro de filme.

      Excluir