5 de agosto de 2014

Cinema #9: Guardiões da Galáxia

Título Original: Guardians of the Galaxy
Ano: 2014 | Duração: 120 minutos
Direção: James Gunn
Produção: Kevin Feige
Elenco: Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Lee Rapace, Karen Gillan
Nota: 5
Sinopse: Peter Quill foi abduzido da Terra quando ainda era criança. Adulto, fez carreira como saqueador e ganhou o nome de Senhor das Estrelas. Quando rouba uma esfera, na qual o poderoso vilão Ronan, da raça kree, está interessado, passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Para escapar do perigo, Quill une forças com quatro personagens fora do sistema: Groot, uma árvore humanóide, a sombria e perigosa Gamora, o guaxinim rápido no gatilho Rocket Racoon e o vingativo Drax, o Destruidor. Mas o Senhor das Estrelas descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de mudar os rumos do universo, e logo o grupo deverá proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia.

Tendo feito sua primeira aparição em Marvel Super Heroes #18 - Guardiões originais - e retornando na sua própria série em Guardiões da Galáxia (Volume 2) #1 - nova formação dos Guardiões, formação atuação -, o filme dirigido por Gunn (Para Maiores), chegou chegando, arrecadando logo no seu final de semana de estreia mais de $94 milhões de dólares (mais da metade do valor estimado que foi gasta na produção). Despretensioso, o filme, cujos trailers focavam apenas da galáxia, e aguardado - em sua maioria - pelos fãs da série, surpreende e pode ser taxado facilmente como a melhor aposta da Marvel para o ano.
O roteiro, apesar de bastante simples, foi bem aproveitado, e utiliza todo o tempo da comédia, sarcasmo, construção de personagens cativantes e cenas de ação empolgantes... e porque não de um pouco de metalinguística?!Apesar de alguns antagonistas e até mesmo heróis aparecerem apenas como uma ponta e logo morrerem, o carisma entre a equipe dos Guardiões é inegável. Rocket Racoon (Bradley Cooper) e Groot (Vin Diesel), Gamora (Zoe Saldana) e Peter (Chris Pratt)... Drax (Dave Bautista) é carismática à sua forma. Na primeira metade do filme, muita coisa está acontecendo, deixando pouquíssimos segundos entre uma cena de ação e outra, o final e o começo de um diálogo. Uma coisa que eu fiquei com raiva foi os tais de diálogos autoexplicativos (esse é o termo certo?). Essa mania que os personagens da Marvel têm de ficar explicando suas ações sempre. "Eu fiz isso, por isso, isso e isso."

Ao assistir os créditos (esperando a maldita cena pós-crédito), fiquei impressionado com a quantidade de pessoas na equipe responsável pelos efeitos especiais e a fotografia. Cheio de cenas com zoom in e zoom out, acontecimentos fora da zona de foco da câmera e slow motion (tudo fica mais emocionante em slow motion). As atuações também ajudaram muito, já que - fora alguns momentos - os personagens ficaram muito em cada ator. Achei uma verdadeira pena Nebulosa (Karen Gillan) ter um papel tão curto e mixuruca.
Groot e Rocket foram muito bem desenhados. Os detalhes dos galhos do monstro-árvore, as expressões em zoom de Rocket são lindas. Pêlo, olhos, reflexo nas superfícies metálicas. Além disso, a cidade futurística e utópica de Xanda é muito bem criada. Os prédios, passarelas, as galáxias e seus elementos. Só não entendi a patética maquiagem e anatomia dos extraterrestres.

Um assunto que é, de longe, o mais chamativo no longa é a trilha sonora dos anos 1970 e 1980. Jackson 5, The Runaways, Bon Jovi, AC/DC, etc, além da trilha própria do filme. Os momentos pré-ação são onde elas são utilizadas. Cairam como uma luva já que Quill é dessas décadas.

O filme surpreende, encanta, diverte e emociona. Com alguns easter eggs muito importantes para a sua sequência (programada para 2017), Guardiões da Galáxia é o segundo melhor filme da Marvel que assisti até hoje, ficando atrás de X-Men: O Confronto Final (2006).

2 comentários:

  1. Tenho muita expectativa quanto a esse filme. Pretendo assistir em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é ótimo. Gostei demais. Recomendo muito você assisti-lo. Não se decepcionará. Abraço!

      Excluir