16 de abril de 2014

Ciclo do Inimigo #1: O Fortim - F. Paul Wilson

• Autor: F. Paul Wilsom
• Editora: Grupo Editorial Record
• Gênero: Horror
• Número de Páginas: 355 páginas
• Número de Estrelas: 5 estrelas
• Skoob: O Fortim
• Comprar: Saraiva | Livraria Cultura

"O Fortim" foi uma leitura longa e até um pouco cansativa no começo, mas depois ocorreu tudo muito bem. Eu descobri ele na escola, quando meu professo de Literatura passou entregando alguns livros para a turma ler. Eu tinha sido dispensado, mas como bom leitor, fui lá e peguei esse. De início a história me surpreendeu bastante. Era uma premissa que eu nunca tinha visto em obras até então. Mas vamos lá!

Quando um esquadrão de elite da SS alemã é enviado para solucionar as mortes de soldados de um destacamento do exército alocado num pequeno forte situado nos alpes da Transilvânia, seus homens descobrem algo terrível. Invisível e silencioso, o inimigo escolhe uma vítima por noite, deixando cadáveres mutilados e aterrorizando suas futuras vítimas. Apavorados, os nazistas desconhecem o terror que despertaram quando se estabeleceram no fortim.
Venhamos e convenhamos isso é de se chamar a atenção: trazer um horror antigo para uma civilização atual. Atual entre aspas, pois o período em que a história se passa é no auge da Segunda Guerra Mundial, 1941. Se o livro fosse atual, século 21, eu até poderia dizer que é um dos autores que está limpando a imagem dos vampiros, mas como não, digamos que foi um dos que criou uma personalidade medonha para este ser.
— Preferimos chamá-los de campos de recuperação. Os romenos não dispõem de instalações assim. A minha missão é corrigir tal deficiência. Gente de sua espécie, mais os ciganos, os franco-maçons e outras escórias humanas serão tratadas no campo que irei instalar em Ploiesti.
Temos então um panorama geral da Segunda Guerra. Não apenas a rixa entre o Eixo e os Aliados, mas tudo que o que foi feito nesse períodos. Os campos de concentração e extermínio, as ofensivas em geral, as mudanças sociais, econômicas e militares, as ações do próprio Hitler. Além disso, o autor nos dá uma aulinha de história em relação a cultura cigana, romena/valáquia e até mesmo sobre o próprio período histórico em questão.

O cenário não poderia ser o mais propício para a história. Ao invés de nos apresentar os horrores do vampiro numa cidade ou um bairro - como Stephen King fez em A Hora do Vampiro -, Paul Wilson em nenhum momentos dos leva para outro lugar além do fortim. E nos leva, mas apenas para voltar logo em seguida. Imagine um local onde a escuridão é quase parasita, afastada de toda a civilização. Um lugar feito de pedra fria, no alto de uma montanha... lugar próprio para os terrores que os soldados vivem. Além do que, o autor foi competentíssimo ao criar a atmosfera de suspense e terror. Cada ação é detalhada ao máximo para criar a ansiedade no leitor e no auge da cena, nos surpreendemos, mesmo sabendo o que iria acontecer.
Fizera 41 anos no mês anterior. Acompanhara a ascensão de Hitler desde as manifestações nas cervejarias até sua nomeação para Chanceler, até o endeusamento. Jamais simpatizara com ele.
Até do panorama história, vemos o panorama bélico. Como assim? Vemos o lado dos guerrilheiros, vemos o que acontece nas guerras - claro que como algo literário e não real. Vemos os interesses dos soldados a ir para a guerra, seus arrependimentos, seus sonhos no campo de batalha, os horrores que eles veem. Enfim, tudo isso caracteriza fortemente o perfil de cada um dos personagens apresentados na obra.

Em falar de personagens, o autor soube muito bem como inserir cada um deles no decorrer da obra. Apresentando-nos uma história convincente, um psicológico bem estruturado, juntamente como a explicação para cada uma de suas ações. Além deles serem bem desenvolvidos com o passar das páginas. A evolução de cada um deles é incrível. Pelo menos da maioria deles.

Para falar a verdade, a única coisa que me decepcionou foi o final. Eu senti que ficou faltando contar muita coisa, mas talvez isso seja só impressão minha. Duas informaçõezinhas sobre o livro:

• Primeiro volume da série "Ciclo do Inimigo", juntamente com O Sepulcro, O Toque Mágico, Renascido, Represália e Nightworld;
• Em 1983 foi lançada uma adaptação com o nome "A Fortaleza Infernal" (?), dirigida por Michael Mann. Infelizmente não consegui encontrar o trailer, mas no Youtube você pode assistir o filme completo.

2 comentários:

  1. Que legal, fiquei curiosa pra ler!
    Parabéns pelo blog
    Beijos, Tabatha.
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não vai se arrepender!
      Obrigado!
      Beijos, Pétrus.

      Excluir