28 de janeiro de 2015

Listas #1: 8 diferenças entre o filme e a minissérie 'X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido'

Esse post serve mais como um extra para as análises da minissérie e do filme. Aconselho ao interessado por esse post dar uma lida antes em cada um desses posts, ou ler a minissérie ou assistir ao filme, pois haverá vários spoilers aqui. A lista era para ser inicialmente de 10 itens, mas ficou faltando dois. Caso você lembre de mais alguns, deixe nos comentários. Vamos lá.

[+] A equipe
Logo no início da edição The Uncanny X-Men #141, temos Kate Pride entrando numa espécie de centro que é dirigido pelos Sentinelas. Lá, damos de cara com a equipe inicial da história: Ninfa, Tempestade, Magneto, Franklin Richards, Colosso (que aqui é marido de Ninfa) e Rachel (namorada de Franklin). E depois Wolverine. Eles são a equipe remanescente dos X-Men no futuro distópico da história. No tempo passado, a equipe é formada por Anjo, Ninfa, Noturno, Colosso, Tempestade e Wolverine – integrando a nova equipe liderada por Ororo, logo após a saída de Ciclope.

No filme, a equipe é bem mista e com certeza alguns mutantes foram escolhidos com base em seus poderes para ficar algo bonito de ser mostrado na tela. A equipe do passado é formada por Xavier, Wolverine e Fera. Magneto e Mercúrio se juntam à equipe, mas por pouco tempo. Já a equipe do futuro é incrível, diga-se de passagem. É formada por Colosso, Mancha Solar, Bishop, Homem de Gelo, Kitty Pride, Wolverine, Tempestade, Magneto, Blink e Apache.

[+] Os Sentinelas
Os Sentinelas em si foram bem adaptados no filme. Aquele design clássico só é mostrado no tempo passado, pois no futuro eles receberam melhoramentos devido o DNA de Mística e seu poder de mudar de forma. Dessa forma, ao enfrentar os mutantes, eles “trocam de pele” para se adaptar aos poderes a que estão sendo expostos. Legal, né? Há algumas cenas em que Mancha Solar está enfrentando Sentinelas e o metal do corpo dos robôs simplesmente muda para a forma de cristal – do mesmo jeito que acontece com o corpo de Emma Frost. Essas adaptações de troca de pele são fruto de experimentos com o gene dos mutantes que fizeram parte do Clube do Inferno lá em X-Men: Primeira Classe (2011). Isso tudo não tem nas HQs, infelizmente. Eles são apenas robôs muito fortes, grandes e com uma couraça metálica de material resistente.

[+] Quem envia e quem é enviado para o passado
Esse é um lance legal e bem estranho ao mesmo tempo. Pois bem, tanto no filme quanto na HQ é dito que apenas a consciência da pessoa pode ser enviada para o passado, o corpo não vai junto. Dito isso, é quase impossível não aceitar que Rachel (uma telepata experiente e bem treinada) envie Kitty para o passado – isso na HQ; mas como lidar com o fato de, no filme, ser Kitty a enviar Wolverine para o passado? Eu pesquisei e não encontrei nenhuma fonte que me mostrasse que Kitty possui poderes telepáticos ou que ela tenha um avançado controle mental. Não, seu poder é apenas a intangibilidade. Não é a toa que no filme não é explicado muito bem como Lince Negra aprendeu a fazer isso, apenas diz que ela consegue e como funciona.

[+] O gatilho para o início do Projeto Sentinela
Esse era um ponto que quase me passava despercebido. Eu estava tão entretido assistindo novamente ao filme que nem me toquei dessa informação. Vejam bem: nos dois meios (HQ e filme), o gatilho para o Projeto Sentinela é a morte de uma pessoa muito importante do governo. Isso causa medo em toda a população estadunidense e canadense, fazendo com o que o projeto seja iniciado. Na minissérie, o assassinado é o senador Robert Kelly durante uma conferência sobre os mutantes. É uma boa motivação, principalmente porque Kelly é retratado como um agrado aos cidadãos norte-americanos. Já no filme, o gatilho é a morte do cientista Bolívar Trask, interpretado por Peter Dinklage. A morte dele acontece justamente numa conferência logo depois da Guerra do Vietnã.

[+] Os assassinos
Esse é outro ponto importante. Os responsáveis pela morte do senador Kelly são os membros da Irmandade Mutante, liderados por Mística – que aqui não passa de uma coadjuvante. A Irmandade é formada pela própria Raven, Pyro, Blob, Avalanche e Sina. Bons mutantes e com poderes bem gráficos, com exceção de Blob e Sina; seria lindo ver os dois grupos batalhando em algum momento, no discurso do presidente perto do final do filme.  Já a responsável pela morte de Trask, é Mística. Só e somente ela. Incrível o modo como triplicaram a importância dela nesse filme, tornando-a a personagem principal da trama. Não tenho do que reclamar, já que os dois (a Irmandade e Mística) tiveram a mesma motivação e isso foi bem aproveitado.

[+] Menção aos pais
Isso foi algo que já havia mencionado quando falei sobre a minissérie Dias de Um Futuro Esquecido. Há uma cena em que Mística e Noturno estão lutando um contra o outro e Kurt se surpreende ao ver que Mística é quase igual a ele. Mesma cor de pele e cor dos olhos. Isso o faz querer saber porquê ela é igual a ele e a mutante só responde para ele perguntar à sua mãe. Quem assistia a X-Men Evolution no SBT sabe que eles são mãe e filho. Sim, e? Se vocês se lembram do filme, quando Mercúrio resgata Magneto da prisão no subsolo do Pentágono, há uma sequência no elevador em que Mercúrio fala algo sobre a mãe dele ter conhecido um cara que controlava metais. Além disso, quando Erik ataca o pronunciamento do presidente, é mostrada a reação da mãe de Pietro, evidentemente preocupada.

[+] Os mortos
Esse não é um ponto assim tão diferente. Logo no início da edição #141, temos a visão de que vários mutantes já estão mortos, inclusive o Professor Xavier. Na edição #142, Lince diz que outros personagens do universo Marvel também estão mortos. Como a partilha da Marvel nos cinemas não os permite usufruir desse artifício, eles decidiram pular essa parte e partir para a chacina da equipe mutante do futuro. Todos morrem. Apache, Homem de Gelo, Colosso, Tempestade, Mancha Solar, até mesmo Magneto. Na HQ, o número de mortos é igualmente grande e alguns coincidem como Colosso, Magneto e Tempestade. Franklin, Wolverine também morrem, enquanto Magneto se sacrifica para que o grupo consiga fugir.

[+] O cancelamento do Projeto Sentinela
Esse é um big spoiler, então talvez você queira pular. No filme, o cancelamento do Projeto Sentinela é evidente. O presidente está vivo, Trask foi preso e os mutantes foram completamente expostos. Interessante eles decidirem cancelar mesmo depois de vários mutantes terem atentado contra a vida de pessoas importantes do Governo e dos próprios cidadãos da América. Seria uma medida de controle contra eles bem eficaz. Mas tudo bem, vamos à HQ, já que aqui temos um final bem mais coerente, onde o epílogo nos mostra que o Projeto Sentinela não foi cancelado, mas que está sendo desenvolvido debaixo dos panos e um dos responsáveis por isso é Sebastian Shaw, o Rei Negro do Clube do Inferno.

Esses foram só alguns pontos que quis enumerar para vocês, alguns pontos que achei. Como disse lá em cima, caso vocês lembrem algo ou tenham notado mais alguma outra diferença, fiquem livres para comentar.

0 comentários:

Postar um comentário