6 de janeiro de 2015

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo - Leandro Narloch

Autor: Leandro Narloch
Editora: LeYa
Gênero: Histórico/Não-Ficção
Número de Estrelas: 4 estrelas
Número de Páginas: 351 páginas
Skoob: Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo
Comprar: Extra | Submarino

Enfim consegui terminar esse livro. Depois de muito tempo enrolando e o pondo em maratonas, desafios, etc, consegui terminar. Faltavam algumas boas páginas, mas com a motivação com a qual estava, terminei em uma tarde e uma noite. Enquanto estava lendo o último capítulo, fiquei me perguntando “Por quê eu demorei tanto para ler esse livro?”. E não acho nenhuma resposta boa e justa.
Cintos de castidade na Idade Média? Eles nunca existiram – pelo contrario, manuais da época diziam que o prazer sexual era essencial à saúde das mulheres. Milhares de crianças foram exploradas nas fabricas inglesas do século 19? Está certo, mas é interessante lembrar que a Revolução industrial, pela primeira vez, tornou o trabalho infantil desnecessário. E lembra aquela história de que as guerras e a miséria da África são consequências das fronteiras artificiais criadas pelos europeus? Há quase 30 anos historiadores e economista africanos deixaram de acreditar nela. Abaixo da superfície, a história não é tão simples quanto aquele professor militante costuma nos ensinar.

O primeiro contato que tive com esse livro foi numa aula de história, no final do Ensino Médio, quando meu professor mencionou outra edição dele, a edição que tratava sobre o Brasil. Um dia, quando passeava pelo shopping, vi a versão sobre o Mundo e pensei que tinha que comprar o mais rápido possível. Apesar da demora para terminar, de uma coisa eu tenho certeza e afirmo: esse livro vai mudar vários pensamentos seus do mesmo jeito que mudaram meus.

O autor, Leandro Narloch, escancara certas realidades não divulgadas ou amenizadas e desmistifica certos pensamentos obsoletos que tínhamos sobre personalidades históricas importantes e sobre eventos que marcaram o mundo. Você vai ver o incêndio de Roma – “causado por Nero” – sob uma outra óptica. Vamos ver sete mitos sobre a minha querida Idade Média totalmente ao avesso e suas interpretações malfeitas. Você cresceu chamando pessoas boazinhas demais de Madre Teresa? Então é melhor você rever isso. Os problemas na África são culpa do imperialismo americano e as divisas territoriais? Revejamos isso.

Desde que comecei a ler Guia Politicamente... eu tive a impressão de que muitas das coisas que nós sabemos (ou pensamos que sabemos) sobre a História não passa de uma forma mal interpretada e sem o uso mínimo de lógica. Ou apenas aquilo de que temos de ver quem está contando e qual o interesse por trás disso; que é o que muitas vezes acontece.

Uma das melhores coisas desse livro, além dos temas, é o modo de escrita do autor. Quando ele vai tratar, por exemplo, de um evento importante, ele vai destrinchando primeiramente o comecinho e como tudo levou até lá e não só por um lado. Como todos sabemos, a História é como uma teia de acontecimentos, então ele vai nos dando uma boa ideia de como é essa teia e em diferentes partes do mundo (com dados, referências, estatísticas, citações de livros e de pessoas). O sarcasmo é muito vivo nesse livro. Leandro tem um humor incrivelmente ácido que faz você rir até mesmo das tragédias. Eu juro que quase não consigo para de rir com o capítulo 32 Razões para Não Levar o Comunismo a Sério.

Se você tem interesse nos ramos da política, sociologia, filosofia, economia, então você se banqueteará com esse livro. Alguns temas escolhidos não são tão envolventes assim (eu detestei os capítulos sobre Fascistas e sobre Agrotóxicos), mas há aqueles que são quase impossíveis de não adorar (eu adoro a Revolução Industrial, e ver certos fatos que eu não sabia sobre ela, nesse livro, foi incrível).


Apesar do livro ter 351 páginas, muitas delas são de desenhos, páginas em branco e bibliografias.

Aceito dizer tudo sobre esse livro, mas uma coisa incabível é falar que o mesmo é mal diagramado. Esse livro tem uma beleza ímpar. A equipe de projeto gráfico e de ilustrações simplesmente caprichou. Não vejo a hora de poder ler o resto dessa série.

0 comentários:

Postar um comentário