15 de dezembro de 2014

X-Men: A Busca de Legião - Diversos Autores

Capa da edição X-Factor #109
Autores: diversos autores
Artistas: diversos artistas
Editora: Marvel
Ano: 1994/1995
Edições: veja a cronologia do arco abaixo
Número de Páginas: 136 páginas
Número de Estrelas: 4 estrelas

Enquanto olhava algumas notícias sobre o próximo filme da saga X-Men, X-MEN: A Era Apocalipse, me toquei que o pouco que sabia sobre tal arco é fruto do que assistia em X-Men Evolution, na SBT. Bom, logo tratei de ir procurar as HQs correspondentes a tal história e para minha surpresa, descobri que há uma espécie de introdução para tal. Uma longa introdução, diga-se de passagem. A Busca de Legião é um crossover entre diversas séries dos X-Men, ou seja, abaixo irei citar quais revistas você deve ler para entender direitinho o que o Legião busca.

Servindo de introdução para a Era Apocalipse, em A Busca de Legião, o mutante David (Legião) acorda depois de passar um tempo em coma. Mística busca vingança pela morte da sua amiga Irene. Um grupo da X-Factor tenta proteger o garoto, mas não dá certo, pois este foge e tem como única promessa “consertar tudo... melhorar as coisas."
Capa da edição X-Men #39
Não, X-Factor #109 não é o começo da saga Legião. Ainda há revistas antes dessa que vão contar o desencadeamento até o clímax. Mas eu decidi deixar essa HQ como início, tanto por preguiça quanto por achar que é um começo aceitável e que dá para entender. Caso você queira dar uma olhada no que acontece antes, vou deixar um quadro no final da página com a cronologia toda. Bom, nessa edição chamada O Despertar (escrita por John Francis Moore e Todd Dezago; com arte de Jon Duursema e Al Milgrom), David acaba de acordar de um coma e a mutante Raven (Mística) procura vingança pela morte de sua melhor amiga, Irene. A equipe dos X-Factor não permitem isso, mas acabam deixando Mística escapar e David também. David só tem uma coisa na cabeça: realizar o último desejo de seu pai e consertar as coisas. Sendo assim, ele busca um lugar afastado para conseguir tal feito.

Eu fiquei bastante impressionado com a arte desse quadrinho. Todos os mutantes são muito musculosos, até mesmo as mulheres. Mística mais parece uma competidora de halterofilismo. Essa é uma revista até um pouco dramática, já que a protagonista dela é Mística e sua vingança. Alguns diálogos são u

Em Pássaros da Mesma Plumagem, X-Men #39, (escrita por Fabian Nicierza; com arte de Terry Dodson e Matt Ryan) – metáfora ao fato dos protagonistas da história, Phillip Summers e um viajante, serem voadores: um de aviões de guerra e o outro espacial – o que realmente importa para a saga Legião está apenas em duas ou três páginas, então falemos apenas dessas duas ou três páginas. Após ter fugido em X-Factor #109, David Haller vai parar um deserto em Negev, território israelense, onde a p*taria vai começar de fato.

Caminhos do Oriente, primeira edição do arco Legion Quest, edição The Uncanny X-Men #320, (escrita por Scott Lobdell e Mark Miller; com arte de Roger Cruz e Tim Townsend) vai mostrar um grupo de mutantes, liderados por Ororo, chegando ao deserto de Negev a pedido de Gabrielle Haller – mãe de David – para deter seu filho. Já de início temos uma boa noção de que a história desse arco será cheia de ação e algumas pinceladas dramáticas. A equipe de X-Men perde um confronto com David, cujos poderes psíquicos foram elevados a um nível anormalmente poderoso depois do coma.
m pouco cansativos, pois fica repetindo sempre as mesmas coisas. Balões de pensamento e os de própria fala ficam sempre repetindo as mesmas 3 informações.
Em suma, meu filho é um deus!
Capa da edição The Uncanny X-Men #320
Capa da edição X-Men #40
A tensão por causa dos ataques de David é tão grande, que o gover fala em intervenção nuclear. Após brincar com o passado de Tempestade, é mostrada a magnífica habilidade do filho de Charles: viagem no tempo. Além disso, num lugar distante no universo, Lilandra Neramani é despertada em seu aposento real e descobre que o guardião, responsável pela proteção do cristal Mikraan (nexo de todas as realidades), ficará “desempregado”.

A edição X-Men #40, Perdidos no Tempo (escrita por Fabian Nicieza; com arte de Andy Kubert e Matt Ryan), dá continuidade à problemática geral com cenas

Na edição The Uncanny X-Men #321, Os Bons e Velhos Tempos (escrito por Scott Lobdell e Mark Waid; com arte de Ron Garney, Townsend, Green e Rubstein), tudo está se culminando para o grande fim. No passado, David aparece num hospital em Haifa, Israel, onde Erik e Charles cuidavam de pacientes. O romance entre Gabrielle e Charles vai aflorando. Magnus começa a suspeitar de que Charles é parecido com ele. Os mutantes que viajaram com L

Eu, particularmente, adorei o começo dessa edição, por apresentar um Magnus e um Erik bem jovens. Não só pelo fato deles estarem no passado, mas por eles se mostrarem como grandes sonhadores e bons amigos, até mesmo lutando lato à lado numa briga de bar. Há até um quadro onde Magnus pergunta o que Charles quer ser no futuro e este responde que gostaria de ensinar. Magnus brinca dizendo que não consegue imaginar ele sendo chamado de Professor. Haha!

Em Os Sonhos Morrem, X-Men #41 (escrita por Fabian Nicieza; com arte de Andy Kubert, Ron Garney e Matt Ryan), tudo chega ao fim. O objetivo de David está prestes a se cumprir: matar Magneto. Mas toda a destruição que o enfrentamento deles dois está causando, afeta diretamente o tecido da realidade e, consequentemente, o futuro. Mesmo sabendo que é imprescindível dever David, Bishop, Psylocke, Homem de Gelo e Tempestade não têm poder suficiente para esta tarefa. O cristal Mikraan está dispersando pelos universos uma cama de gelo. O final dessa edição é simplesmente incrível. É de ficar com o queixo caído. Você para e pensa: como assim? Esse é o fim? E agora? O que vem depois?

Um acontecimento no final dessa edição faz todo o futuro dos X-Men mudar drasticamente. Que acontecimento é esse? Como tudo irá mudar? Como tudo irá se resolver? Só lendo para saber.

Claro que há muita coisa antes e mais duas HQs depois de onde parei, mas a edição #20 de Cable acontece ao mesmo tempo da edição #41 de X-Men, então não fiz questão de ler.

Quanto às artes e os traços, são todos muito bem elaborados, tornando os personagens mutantes realmente sinônimos de poder. O porte físico de todos é bem desenvolvido. Há também aquele toque sensual nas roupas comuns e principalmente nos uniformes das moças.
Capa da edição The Uncanny X-Men #321
Capa da edição X-Men #41
no passado. David voltou no tempo, para o iní
cio da amizade entre Erik (Magneto) e Charles, para o início do longo conflito ideológico entre os amigos. David leva consigo Psylocke, Bishop, Homem de Gelo e Tempestade, deixando Jean no presente, sendo resgatada por Warren e Vampira, levada ao Instituto e contando tudo ao resto da equipe. Preocupado com o que o filho pode fazer, Xavier pede ajuda a um mutante em especial: Cable, filho de Ciclope.
egião vão se lembrando de algumas coisas sobre suas identidades. No presente, Cable é enviando para o passado para ajudar aos X-Men, com a ajuda da tecnologia Shiar.
A BUSCA POR LEGIÃO (1994/1995)
• X-Men Unlimited #07 (1994);
• Wolverine #86 (1994);
• Wolverine #87 (1994);
• Wolverine #88 (1994);
• Wolverine #89 (1994);
• Bishop #1 (1994);
• Bishop #2 (1994);
• Bishop #3 (1994);
• Bishop #4 (1994);
• The Uncanny X-Men #316 (1994);
• Geração X #1 (1994);
• Geração X #2 (1994);
• Geração X #3 (1994);
• X-Men #38 (1994);
• The Uncanny X-Men #319 (1994);
X-Factor #109 (1994);
X-Men #39 (1994);
The Uncanny X-Men #320 (1995);
X-Men #40 (1995);
• Wolverine #90 (1995);
The Uncanny X-Men #321 (1995);
X-Men #41 (1995);
• Cable #20 (1995);
• Geração X #04 (1995)

PS.: As edições em negrito, no quadro, correspondem às que li e comentei acima.

0 comentários:

Postar um comentário