20 de julho de 2014

Televisão #1: Resurrection

• Temporada:1ª Temporada
• Ano: 2014 | Episódios: 8 episódios
Duração do Episódio: 42 minutos
• Direção: Daniel Attias
• Elenco:Omar Epps, Frances Fisher, Matt Craven, Devin Kelley, Landon Gimenez, Kurtwood Smith
• Nota: 4,5
• Sinopse: A vida das pessoas em Arcadia, Missouri, muda de forma drástica quando os entes falecidos dos cidadãos começam a retornar à vida como se nenhum dia tivesse se passado. Um garoto de 8 anos acorda sozinho no meio de uma plantação de arroz, na China, sem identificação e sem saber como chegou lá. Ele diz se chamar Jacob, e que sua casa é em Arcadia. Quando é levado para lá, a casa que dizia ser onde morava está ocupada por um casal de mais velho, Harold e Lucille Garland, que perderam o filho Jacob 30 anos antes. Mesmo o casal tendo envelhecido, o filho deles continua da mesma idade que quando faleceu. Mas a criança não é a única a retornar, e os mistérios e segredos estão apenas começando.


 Produzida pelo estúdio ABC e transmitida no Brasil pelo canal pago AXN, Resurrection é uma série que está além do drama e suspense que é mostrado. Fé, princípios morais e a própria família são postos em xeque quando os mortos começam a voltar. Jacob (Landon Gimenez), o paciente 0, chega em Arcadia causando o maior reboliço. Os fiéis da igreja do pastor Tom (Mark Hildreth) não sabem como reagir a tudo aquilo e são eles os que mais taxam os returned ("que voltaram") de demônios. Mas aí é que está o problema: o que eles são? Clones, aliens, são os próprios mortos que se levantaram? Não tenha pressa, pois essas dúvidas não são respondidas nesta temporada. O foco aqui é mais a aceitação.
 Vemos todo tio de introsamento com os que voltaram e creio que isso foi um dos pontos mais importantes da série: eles souberam aproveitar a ideia que tinham em mãos. Vemos o Tom se negando no começo, mas que finda aceitando que aquele é seu amigo de infância Jacob. Vemos Lucille (Frances Fisher) e Henry Langston (Kurtwood Smith) tendo que encarar e ideia de o filho voltou dos mortos. Vemos Elaine (Samaire Armstrong) e Ray Richards (Travis Young) se reencontrando com o pai, um bandido que morreu de um infarto. A doutora Maggie Langston (Devin Kelley) cuidando de todos os que voltaram, fazendo análises e tendo que viver um drama familiar pesado. São várias reações, há uma evolução em alguns personagens, em outros não. Mas a season finale promete mexer com todos em Arcadia. Se isso acontecesse com você, qual seria sua reação? Eu, por exemplo, entraria em choque.

A série conta com flashbacks em todos os episódios e eles são de certa relevância, já que as personalidades e os envolvimento dos protagonistas são mais aprofundadas assim; a fotografia e a edição deles são se tirar o fôlego. A iluminação é muito focada e, no episódio que conta um caso em especial do passado de Martin Bellamy (Omar Epps), a edição deixa a imagem borrada para enfatizar a desorientação do personagem naquele momento. A edição de cada flashback (de cada herói) é específica para cada um. Para a relação de Tom e Rachael (Kathleen Munroe) temos algo muito mais romântico e bucólico; para Elaine e Caleb (Sam Hazeldine) algo mais brilhante e focado no amarelo; para Jacob e Henry, o foco é o azul e cenas rápidas. Outra coisa sobre a fotografia, é que em certas cenas algumas ações dos returned são focadas, nos dando pistas sobre cada um e aumentando ainda mais o mistério da série.

Num vídeo da Duda Menezes ([RESENHA]Ressurreição, de Jason Mott), ela falou que cada episódio acaba de uma maneira inesperada... Ela não poderia estar mais certa, vide a bendita season finale. Os episódios terminam de uma maneira que você não espera que aconteça aquilo. Eu pretendia assistir apenas um episódio por noite, mas depois eu rendi e assistir logo os seis últimos episódios de uma vez. Eu não aguentava a tensão e o suspense crescendo gradativamente.

Outra coisa que os roteiristas souberam fazer foi deixar bem claro que não se deve confiar nos que voltaram. Até o terceiro episódios podemos achar os returned inocentes, tentando se adaptar à nova vida, mas depois eles começam a abrir as asas. Talvez Jacob seja o mais misterioso, já que o foco principal é nele. Eles tem um dom em especial que o torna um personagem complexo. Uma complexidade que o ator Landon Gimenez conseguiu tirar de letra. Esse garotinho atuou super bem e me conquistou demais. É incrível como ele consegue ficar sério, depois, em poucos segundos alegre. A atuação de Samaire Armstrong também me chocou. A personagem é uma mulher forte, mas muito frágil, que sofre com as consequências das atitudes passadas e atuais do pai.

Essa é uma série que me preocupa. Eu adorei ter assistido e estou super ansioso para a próxima temporada. A segunda metade da série nos apresenta pontas soltas demais (os dois últimos episódios são de explodir suas mente). Pontas que não são atadas em nenhum momento. E fica aquela questão: como eles vão explicar o retorno dos mortos? Por que Arcadia? Por que Jacob é tão importante? O que o Governo vai fazer agora? São inúmeras as questões e não adianta apontá-las aqui, pois iria render muito espaço. O fato é que eles os produtores não podem simplesmente deixar a explicação do retorno de lado ou dar uma motivação chula.

A série Resurrection é baseada no livro homônimo de Jason Mott e causou muita polêmica por ter algumas semelhanças com a série francesa Les Revenants. A séries possuiu uma queda de audiência depois do primeiro episódio. A série volta no dia 28 de setembro e espero que algumas respostas sejam dadas.

[+] PONTOS POSITIVOS DESSA TEMPORADA
  • O suspense e o drama, mesclados de uma forte forte e sem que um sobreponha o outro;
  • Fotografia, sonoplastia e edição;
  • Um roteiro bem elaborado;
  • Atuações incríveis.
[+] PONTOS NEGATIVOS DESSA TEMPORADA
  • Pontas soltas demais;
  • Alguns episódios tem um miolo bem maçante;

0 comentários:

Postar um comentário