18 de junho de 2014

9 Contos Que Não Se Deve Ler à Noite - Rodrigo Soares Capela

• Autor: Rodrigo Soares Capela
• Editora: Baraúna
• Gênero: Contos (Terror)
• Número de Páginas: 142 páginas
• Número de Estrelas: 3 estrelas
• Skoob9 Contos Que Não Se Deve Ler à Noite
• Comprar: Livraria Cultura

Hoje a resenha é de um livro curtinho, que li no começo do ano e é do autor Rodrigo Capela, o qual era parceiro do Literatura em Rabiscos. Já enviei um e-mail para ele perguntado se a parceria continuará com o Sobrevivendo à Noite (torçamos para que sim!). Bastidores à parte, falemos dessa compilação de contos a qual irei criticar nesse post. É um livro, rápido, divertido e acima de tudo, único. Mais sobre ele, logo abaixo!

Nove contos foram reunidos com a finalidade de entreter o leitor adepto das obras de suspense e terror. São episódios autônomos com personagens fictícios, localidades distintas e épocas diversas. Antes que a sua curiosidade o faça folhear o livro, que assunto lhe causa arrepios? Uma lenda marítima? Uma casa assombrada? Um encontro macabro? Independente da sua resposta, fica o conselho, estes são "9 contos que não se deve ler à noite".
Os contos, no geral, são bem lights, digo isso porque eles não assustam tanto assim, com exceção de um (o conto VI), o qual li à noite e no quintal escuto de minha casa, o que deu ajudou muito na conexão e imersão com tal história e é algo que eu indico para que façam.
— Obrigado; pegarei apenas um livro de cada vez e logo os depositarei no seu devido lugar. Certamente lerei durante a madrugada; amanhã não tenho aula, e o fuso horário ainda me atrapalha. Para piorar, no cochilo desta tarde, sonhei com uma mulher estranha de roupas escuras.
O livro conta com uma linguagem muito simples e culta, mas ao mesmo tempo, essa linguagem é quebrada com expressões regionalistas em certos contos (conto I, por exemplo). Isso, junto com a diagramação e com histórias interessantes, faz com que o livro corra de uma maneira rápida, apesar de eu ter demorado dois dias para tê-lo lido. Outro ponto interessante (e aqui eu faço uma comparação com contos de Stephen King) é que o autor não perde tempo com descrições desnecessárias e vagando pelo psicológico dos personagens. Tanto por serem contos e isso não estar presente em sua estrutura básica. Ele nos mostra personagens-objeto, os quais são usados do jeito que o autor quer, sem precisar fazer com se crie uma relação entre leitor-personagem.
A cantoria das sereias cessou, e os homens peixe ajoelharam-se. O choro havia mudado a sorte dos três sobreviventes.
São 9 contos que nos apresentam lendas de diversas regiões do mundo, algumas muito bem conhecidas de todos nós, mas usados de uma maneira bem única. Singular para o autor. Cada conto é tratado de uma maneira bem interessante, apesar de alguns serem fracos.

0 comentários:

Postar um comentário