24 de maio de 2014

Se Arrependimento Matasse - Alma Cervantes

• Autor: Alma Cervantes
• Editora: Novo Século [Novos Talentos da Literatura Brasileira]
Gênero: Suspense Policial
Número de Páginas: 246 páginas
Número de Estrelas: 3 estrelas
Skoob: Se Arrependimento Matasse
Comprar: Livraria Cultura

Você gosta de Agatha Christie? Gosta daquele suspense bem trabalhado num livro que faz o ler em qualquer lugar - no meu caso, o li até na fila do banco? Então você irá gostar desse livro. Eu li esse livro ano passado, o qual recebi de parceria com o autor Alma Cervantes no tempo do finado Literatura em Rabiscos. O livro é pra lá de interessante. O Alma foi muito gentil em continuar com a parceria neste novo blog... o que agradeço bastante!


Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos sem se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo. Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hóspedes.
O livro vai contar com capítulos "curtos" e intitulados com o que acontece no mesmo. Por exemplo, temos o primeiro capítulo chamado de Reunião, o qual contará como os três amigos se re-encontraram, temos o capítulo Impulso, onde personagens tomarão atitudes por... impulso e isso causará danos graves. Isso é bem divertido e é uma clara referência a Agatha Christie, que também intitulava seus capítulos dessa maneira.
— Quem é você?
— Sou exatamente quem aparento, embora não possa provar com palavras.
O autor conseguiu apresentar e desenvolver muito bem cada um dos seus personagens. Sendo alguns dele mais queridos do que outros. A personagem Frederika é, além do foco nas cenas, uma figura interessantíssima. A investigadora é uma mistura de Hercule Poirot e Sherlock Holmes. Cada personagem atua de maneira única e inconfundível! Cada um possui um vocabulário próprio e atitudes condizentes com seu psicológico. Cada personagem é inteligente à sua maneira.

O autor em nenhum momento se perde em devaneios. O livro conta com uma descrição precisa, ou seja, ele relata o que é necessário. Não se perde na cronologia, muito menos analisando cada personagem à fundo. O que mais gostei foi da escolha do cenário em que a história se passa: um lugar afastado de todo mundo, com o tempo contra todos, e um assassino à solta. Bem filme de terror, não? E o mais incrível foi como o Alma conseguiu explorar esse cenário [o hotel] à favor do enredo.
— Como dizem? - indagou ela. — Se arrependimento matasse... não e? No fim, foi precisamente isso o que aconteceu.
O que eu mais gosto nos livros de suspense policiais é a maneira como o autor jogar você contra todos e acaba que o real vilão não estava entre as suas hipóteses. E aqui, isso acontece em partes. O vilão acaba estando entre os mais suspeitos, mas também não está. Eu não vou poder explicar isso mais à fundo senão contarei o desfecho do enredo e isso não seria muito legal da minha parte.

Em conversa com o autor, eu perguntei sobre o andamento da continuação desse livro, mas ele ainda não me informou com precisão sobre tal. Insistente como só eu, dei a ideia de ele publicar um conto com os protagonistas desse livro. Alma disse que ia elaborar uma história, mas ainda não é total certeza. É só esperar agora e irei importuná-lo mais ainda.

0 comentários:

Postar um comentário